quinta-feira, 27 de maio de 2010

Uma no cravo e outra na ferradura...


Lançada no início deste mês, a petição online "A favor da redução do número de deputados na Assembleia da República de 230 para 180", conta já com cerca de 20 mil portugueses que exigem a redução imediata do número de deputados no Parlamento, "por razões morais e financeiras". Entre eles está “um peso pesado”, o fiscalista Medina Carreira. Esta petição terá obrigatoriamente de ser debatida na própria Assembleia da República.

À margem do Ciclo de Conferências promovida pelo Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) o deputado do PSD Mota Amaral defende essa posição que considera razoável, no entanto, mostrou-se apreensivo com a possibilidade de as áreas menos povoadas virem a perder representatividade com a redução de deputados. "O número de parlamentares é uma garantia da representatividade plural das nossas correntes políticas e a redução do número de deputados terá com certeza uma redução da representatividade das áreas menos povoadas e, portanto, a marginalização dessas mesmas áreas", sustentou. "É preciso ponderar esses aspectos na altura de tomar uma decisão e de decidir até onde é que se poderá reduzir o número de deputados na Assembleia da Republica".

Óh Sr. Deputado Mota Amaral, isso é uma falsa questão, porque se olharmos à realidade da actual Assembleia da República, pode verificar-se com toda a leveza, que existem em todas as forças partidárias, deputados que são eleitos por círculos eleitorais aos quais não têm qualquer ligação (seja afectiva ou de identificação). No caso presente, o objectivo é “apenas” ocupar mesmo o lugar. Não pretendo ser má língua, mas juraria que muitos deles se estão borrifando para a “interioridade” ou para as “áreas menos povoadas”. Se o Partido o ditar, até votam contra si próprios e os interesses de quem dizem estar a defender.

Pois é, Sr. Deputado Mota Amaral, arranje outra para “reduzir o menos possível o número de deputados na Assembleia da República”, porque essa da representatividade (estou a falar das pessoas não dos partidos) é muito esfarrapada!...

Entre 180 e 230 membros, jamais o valor intermédio da treta da razoabilidade (200). 180 deputados já!

Vamos continuar a assinar a petição online. Vamos ajudar o País a entrar na ordem, antes que nos “levem o pouco que nos resta”!

180 deputados já!

Sem comentários: