terça-feira, 4 de maio de 2010

Portugal mais próximo da bancarrota


No dia que ficará para a história desta crise como a "terça-feira negra" da crise de default, Portugal ultrapassou Dubai e Iraque e subiu ao 6.º lugar, com mais de 28% de risco de bancarrota. A Grécia mantém-se em 1.º lugar com perto de 48% de risco e Irlanda e Espanha continuam em trajectória de alta.

Num movimento similar ao já ocorrido com a Grécia, que ultrapassou a Argentina e a Venezuela, posicionando-se em primeiro lugar, também Portugal viu o risco de bancarrota subir para 28,43%, ultrapassando o Dubai e o Iraque, estando, agora, em 6º lugar.

O 27 de Abril ficará para a história desta crise de default como a terça feira "negra". A Grécia viu a sua notação de crédito passar ao estatuto de "lixo" e Portugal viu o seu rating baixar dois níveis, para A-, por decisão da agência Standard& Poor's.

A formação em voo dos quatro países (Grécia, Portugal, Irlanda e Espanha) mantém-se, confirmando a análise do Fundo Monetário Internacional sobre os elos fracos da zona euro, ameaçada de um risco de defaults (incumprimento de dívida) em série.

A especulação está em alta.

Sem comentários: