quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Boas Festas


É tempo de Natal e da "Família".

A todos os leitores e amigos e também aos menos amigos, votos de Boas Festas e um Novo Ano de 2011, cheio de "coisas boas".

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Porque é Natal


O Natal representa uma época em que a maioria dos cidadãos ocidentais, durante 3 ou 4 dias, se pode dar ao luxo de dar a devida importância àquelas pequenas grandes coisas que durante o resto do ano, pelas mais diversas razões, optou, consciente ou inconscientemente, por minimizar.
Viva-se então, "esse" espírito de Natal.

Para repetir...


Por iniciativa do mentor do blogue UM RUMO, ontem deliciei-me com os momentos bem passados junto de um significativo grupo de blogueiros de Odivelas. Porque foi efectivamente, um momento (muito) bem passado, quero agradecer ao meu caro amigo Miguel Xara-Brasil, a genial ideia que teve, ao organizar este evento.

Foi fantástico verificar como gente de várias sensibilidades políticas, pôde sãmente conviver e opinar sobre o modo de vivenciar a "causa pública" em Odivelas e não só.

Pelo convívio, pelo repasto e pela agradável companhia (de gente inteligente), é caso para dizer ao Miguel Xara... Venham mais cinco!!!... A todos os convivas e amigos blogueiros, o meu muito obrigado, pelo prazer de poder disfrutar, da sua presença e respectiva companhia.

Bem hajam.

Obrigatório divulgar...


Esta, é uma das várias fotos que me foi  foi enviada pelo meu amigo Gunter, a residir em Euskirchen, uma pequena cidade próximo da ex-capital da Alemanha, Colónia; e que pela sua beleza, considerei ser obrigatório divulgar. Delicie-se!...

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

A frase...


"Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no oceano. Mas o oceano seria menor se lhe faltasse uma gota."

Madre Teresa de Calcutá

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Recibo verde electrónico em vigor

O novo regime do recibo verde electrónico entrou em vigor no dia 1 de Dezembro e dispensa os trabalhadores independentes da compra da caderneta de recibos verdes, permitindo o seu preenchimento na Internet.

O novo sistema para emissão e transmissão electrónica de recibos, disponível a partir do Portal das Finanças, é totalmente gratuito, dispensando os contribuintes da compra das cadernetas de recibos e eliminando os custos de envio.

A emissão de recibos passa a ser automática e o sistema permite a consulta e a realização de outras operações online.

A emissão do recibo verde electrónico passará a ser obrigatória a partir de 1 de Julho de 2011. Até 30 de Junho de 2011, vigora um período experimental durante o qual os contribuintes podem utilizar o novo sistema ou continuar a adquirir nos Serviços de Finanças recibos em suporte papel.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A chapelada da semana vai para...


A Jornalista TERESA SALVADO


Embora com o meu habitual atraso, lá disfrutei de uns minutos para dar "uma olhada" no Jornal Nova Odivelas, editado na passada sexta feira.

Ao ler o artigo "A solidariedade é quando o Homem quiser...", pude confirmar que ainda existem jornalistas que pensam pela sua cabeça (infelizmente a precariedade laboral, já não permite isso), quando Teresa Salvado questiona se tanta solidariedade nesta época natalícia apesar de benvinda, não deve estender-se também no resto do ano. E questiona também, se não existe pobreza passada esta época.

Aproveita o ensejo e como estamos em Odivelas, para agradecer ás instituições religiosas pelo seu trabalho meritório todo o ano em prol da comunidade, algumas delas em regime de voluntariado.

Não deixou de fora destes agradecimentos, o trabalho que o MOC - Movimento Odivelas no Coração tem feito do ponto de vista social, apesar das intempéries e rasteiras que lhes têm surgido ao caminho e refere ainda: "Assim de repente vem-me à memória médicos e psicólogos, o apoio a famílias atavés do banco alimentar, a promoção de debates temáticos.
Independentemente deste movimento se vir a assumir como cívico ou como político (cada coisa a seu tempo), o certo é que já desenvolveu um trabalho meritório e visível em prol da população do concelho de Odivelas. Por muito que isto doa a algumas pessoas que gravitam por Odivelas e que teimam em ter a arrogância de não saber aprender com os bons exemplos... quanto mais com os próprios erros.
É caso para se dizer que a solidariedade é quando o Homem quiser, ou seja, tem de ser sempre."

Por estas palavras e porque elas ainda lhe podem trazer alguns dissabores, face ao azedume que grassa pelo burgo, daqui segue a respectiva chapelada da semana.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

"Malhar no Sócrates" é um dos desportos preferidos dos portugueses

Com o governo a meter água desta forma a maioria dos portugueses já não passa sem uma sessão diária de "malhação no Sócrates".

Sou um grande adepto deste desporto, provavelmente o mais democrático e menos elitista dos últimos tempos. E confesso que já não consigo passar um dia sem praticar os meus quinze minutos de malhação intensiva. Do pobre ao rico passando pelo remediado, muitos aderiram a esta nova forma de queimar calorias e aquecer a língua: "malhar no Sócrates".

"Sacado" do blogue 100 REFÉNS o texto supra é o início de um discurso hilariante que nos deixa de imediato bem dispostos e sem ter que "cascar" ou melhor "malhar" no Sócrates. Ora veja aqui!

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Importante é andar sempre de cabeça erguida.

A piada é sacada de um mail que me foi enviado. Mas como tem a sua "graça", reproduzimo-la aqui. 

Importante é andar sempre de cabeça erguida.

Imagem do contribuinte em 2013

Não interessa o quanto o fisco te tenha depenado...

Importante é andar sempre de cabeça erguida!!!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Modernização do comércio disponibiliza 10 milhões para comércio tradicional


Segundo o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) podem candidatar-se as entidades que participaram na 5.ª fase de selecção de projectos e que tenham sido consideradas “elegíveis não apoiadas”, com uma pontuação final igual ou superior a 47 e que possuam uma execução não superior a 40% do investimento total com exclusão do fundo de maneio.

As candidaturas deverão ser entregues, por via electrónica, através da Consola do Cliente do site IAPMEI.

Em comunicado, o Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento (MEID) revela que “os projectos de investimento contarão com uma taxa de incentivo a fundo perdido de 45% das despesas no caso das lojas individuais, de 50% nos projectos empresariais integrados e de 60% para as associações comerciais”.

O incentivo financeiro contempla apoios a três tipos de acções: lojas individuais e conjuntos de modernização comercial; lojas em rede; e estruturas associativas do sector do comércio, com vista à promoção dos centros urbanos.

Nas cinco fases anteriores, o Modcom apoiou cerca de 4.600 projectos empresariais e associativos, correspondentes a um incentivo público, a fundo perdido, de cerca de 134 milhões de euros, tendo por objectivo a modernização de micro, pequenas e médias empresas do sector do comércio.

Divulgação

Nota de Imprensa


O Movimento Odivelas no Coração, na linha da acção social que tem desenvolvido nos últimos meses de apoio aos mais desfavorecidos, bem como a famílias em situação de carência recente e extrema, assinou no dia 9 de Dezembro de 2010 um protocolo de cooperação com o Banco Alimentar contra a Fome.

Esta colaboração, vai permitir dar continuidade ao apoio que o Movimento Odivelas no Coração oferece neste momento, já a cerca de 30 famílias de Odivelas.

Assim, congratulamo-nos com esta colaboração entre o MOC e o Banco Alimentar Contra a Fome que congrega já em si um notório reconhecimento do nosso trabalho, e com o qual esperamos a partir de 2011 um maior reforço nas acções de carácter social, desenvolvidas em prol dos mais necessitados que são os que efectivamente precisam e que na medida das nossas possibilidades poderão vir a contar com o trabalho do Movimento Odivelas no Coração.

Odivelas 10 de Dezembro de 2010

O Conselho Directivo

Assinale já todos os feriados e pontes de 2011 e esqueça a depressão.

Clique aqui - Calendário interactivo 2011 
Fonte: Visão

O ano que aí vem vai ser rico em pontes e fins de semana prolongados. Vários feriados nacionais vão proporcionar pequenos períodos de férias, tão do agrado dos portugueses.


Abril trás as primeiras miniférias. É que à Páscoa, vai juntar-se o 25 de Abril. Serão quatro dias seguidos, já que à Sexta Feira Santa se junta o dia da Revolução, na segunda feira seguinte.

Em Junho, voltam as miniférias. O 10 de Junho calha a uma sexta feira. Para quem celebrar o Santo António (13 de Junho, segunda feira), são mais quatro dias de descanso.

Ainda em Junho, o Corpo de Deus, no dia 23 (quinta feira) dá azo à primeira ponte do ano. Isto para quem não festeja o São João, pois estes nem sequer precisam de faltar ao trabalho na sexta (24 de Junho).

Em agosto, o dia 15 (Assunção de Maria) é uma segunda feira: mais um fim de semana prolongado.

Novembro e Dezembro trazem mais três chances para outras tantas pontes. O dia de Todos os Santos calha a uma terça feira. A Restauração da Independência e a Imaculada Conceição celebram-se na primeira e segunda quintas feiras do último mês do ano.

No período em que se dedica a esta consulta, no mínimo, esquece o miserável ano de 2010 e não fica preocupado(a) com o que nos espera o futuro próximo. Boa selecção de férias 2011, são os meus votos.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Existe "democracia" ou "comem" todos!

O secretário de Estado da Administração Pública, Gonçalo Santos, garantiu hoje que a regra que impede a acumulação de pensões e salários se aplica a todos os funcionários públicos, que serão obrigados a optar entre as duas remunerações.

A imprensa noticiou hoje que, fora os detentores de cargos políticos, o Governo tinha concedido uma excepção aos funcionários que acumulam salários e pensões, o que beneficiaria os nomeados para as empresas públicas e direcções gerais, que poderiam assim manter a acumulação até ao final do mandato.

Porém o Secretário de Estado, afirma que "não há qualquer excepção à regra de acumulação." Para Castilho dos Santos, a lei aplica-se "sobretudo às actuais situações de acumulação. Ou seja, aquelas pessoas que estavam hoje a beneficiar da autorização para acumular terão de fazer agora uma opção, a partir do momento em que entra em vigor o decreto-lei, que aguardamos publicação em breve".

No que toca aos funcionários públicos que recebem reformas pela Segurança Social, ou outros sistemas de pensões, o secretário de Estado disse que a legislação atual já impede a acumulação.

Enfim, vai-se "moralizando" aqui e "desmoralizando" acolá!... Vidé os vencimentos da Administração Pública nos Açores. Será a nossa sina?...

domingo, 5 de dezembro de 2010

Cromos de Portugal


Esta semana o pretendente ao trono de Portugal e Duque de Bragança, D. Duarte Pio, requereu a nacionalidade Timorense.

É caso para dizermos que D. Duarte Pio está a "reinar".

Aproveitou ainda "o evento" e desvalorizou a República, referindo que esta "nunca foi referendada" pelos portugueses.

Estamos (mesmo) a ver! D. Afonso Henriques também referendou a monarquia, "enfrentando a mãe" para criar o reino de Portugal.

Está certo! Não há dúvida de que D. Duarte de Bragança, está mesmo a "reinar"!!!...

Somos uns sortudos. É (mais) um cromo português, pois então!...

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A frase...

"Embora os mercados já tenham demonstrado que preferem sacrifícios de desempregados e reformados, é possível que, desta vez, não haja alternativa. Alguém que ofereça uma virgem aos mercados, a ver se eles se acalmam. Parece uma prática um tanto primitiva, mas não sei se será menos digna que o orçamento."


In: Ricardo Araújo Pereira