terça-feira, 22 de novembro de 2011

Ainda chovem impostos...


A maioria PSD/CDS vai avançar com uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado que passa por aplicar uma taxa às pensões mais altas, que pode ir até 50% do valor mensal recebido.

A ideia de PSD e CDS passa por aplicá-la aos pensionistas com pensões acima de 5 mil euros. A taxa será cobrada de uma só vez, no próximo ano, e pode ir até aos 50% do valor mensal da pensão.

Na prática, um reformado que receba mais de 5 mil euros de reforma vai ser chamado a dar um contributo extra, além dos subsídios de férias e de Natal. Segundo a proposta que estava ontem a ser negociada ao fim do dia, um pensionista que receba 5 mil euros poderá ter um corte de, por exemplo, 2500 euros em 2012.

A medida vai ao encontro da necessidade de se introduzir no Orçamento do Estado uma medida que satisfaça o PS, que insiste em devolver uma prestação a funcionários públicos e pensionistas.

O esforço pedido aos pensionistas com rendimentos mais altos atingirá sobretudo as profissões com altos cargos no Estado, como juízes, magistrados, médicos e outros que tenham ocupado funções em administração e que recebem pela Caixa Geral de Aposentações.

Há cerca de 5500 pensionistas da CGA, que recebem reformas acima de 4 mil euros e que custam cerca de 285 milhões de euros por ano. Acima de 5 mil, o número reduz um pouco mais. Já no regime geral, há mais de 850 reformados a ganhar mais de 5030 euros.


1 comentário:

Maria Máxima Vaz disse...

Essa é que é uma medida que, se for em frente, merece muitos aplausos e colocará em dificuldade o combate da oposição.
É preciso coragem e vontade de resolver os nossos problemas. Desejo, sinceramente que essa medida seja tomada!