quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Portugal ocupa 26.º lugar no Índice de Prosperidade

No ranking do Índice de Prosperidade de 2010 do Instituto Legatum, que mede o crescimento económico e a qualidade de vida em 110 países, Portugal aparece em 26.º lugar. No topo da tabela surgem a Noruega, a Dinamarca e a Finlândia, e no final, o Zimbabué e o Paquistão.


O relatório é composto por 89 variáveis, divididas em oito sub-índices. Portugal destaca-se nos sub-índices “Segurança”, com o 17.º lugar; “Educação”, situando-se em 20.º; e “Liberdade Individual” e “Governação”, em ambos no 24.º posto. O Instituto Legatum conclui que “o desempenho de Portugal no que respeita às variáveis da educação é sólido”, “os indicadores de base da saúde em Portugal são bastante bons” e “os portugueses estão, regra geral, seguros”.

Nos sub-índices “Saúde” e “Empreendedorismo e Oportunidade”, Portugal ocupa o 27.º e 28.º lugares, respectivamente, ocupando piores posições nos sub-índices “Economia”, 40.º lugar, e “Capital Social”, ficando-se pelo 63.º.

O Instituto Legatum faz parte do Legatum Group, uma organização privada de investimento nos mercados de capitais internacionais e na promoção do desenvolvimento sustentável.

Sem comentários: