sábado, 7 de março de 2009

Um pasquim cá da urbe muito "desorientado"...

Parece que um pasquim cá da urbe e respectivos patrões, andam tão desorientados, que já metem água por todo o lado. Depois levam com respostas destas:
(...) Na edição de 5 de Março do jornal que dirige, vem na página 12, um artigo de opinião assinado pela Sra. Susana Guerreiro, líder da bancada do PS na Assembleia de Freguesia da Pontinha, que me merece alguns reparos, em virtude de, na sua ânsia de publicitar os feitos do seu partido, a sua prosa omite alguns factos que podem induzir os leitores em erro de avaliação.
Trata-se de um artigo de opinião que não interfere na linha editorial, mas mesmo valendo o que vale, merece algumas observações.
Quero desde já esclarecer que não sou, nem nunca fui militante do Bloco de Esquerda, principal alvo da sua prosa venenosa, e que esta força política certamente lhe responderá a seu tempo, se achar que o deve fazer.
Mas esclareço também, que fui até Outubro passado Vice-Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Avelar Brotero, que durante dois anos lutou sem sucesso com muitas entidades, incluindo a Câmara de Odivelas para que fossem feitas as obras necessárias na escola, quer na Sede, quer no anexo.
A Câmara Municipal liderada pelo PS e com a conivência política do PSD, poderia muito bem ter assumido antecipadamente as competências no 2º e 3º ciclo, para que agora parece ter disponibilidade e fazer as obras necessárias na escolas (sede e anexo) e manter os alunos de Olival Basto a estudar na sua freguesia. O desinteresse do PS foi notório e quando o assunto foi apresentado na Assembleia Municipal a líder da sua bancada tentou evitar por todos os meios conceder a palavra aos Pais no espaço que lhes estava reservado.
A realidade é que as crianças em Olival Basto, para continuarem os seus estudos têm de o fazer noutra freguesia, atravessando duas vezes uma estrada nacional e ficando expostas aos roubos e agressões frequentes na zona, tendo na generalidade baixado o aproveitamento escolar. Alguns apenas têm 10 anos.
Na sede da escola continua tudo na mesma. Obras, nem vê-las. Escreve a senhora Susana Guerreiro que o PS investiu um milhão e trezentos mil euros na requalificação, manutenção e conservação do parque escolar, entre 2006 e 2008. Não tenho dados que possam desmentir o facto, mas garanto que para a Avelar Brotero não foi um cêntimo.
Finalmente recordo à senhora Susana Guerreiro, que para se ser um bom autarca, não basta publicitar o partido a que pertence. É preciso estar junto da população, falar com ela, sentir os seus anseios e sobretudo falar verdade.
Há cerca de um ano, quando tentávamos evitar o encerramento do anexo de Olival Basto de um dia para o outro e a meio do ano lectivo, sempre sentimos o apoio e a solidariedade da CDU, do recém criado MOC e do Bloco de Esquerda, tendo até a senhora deputada Ana Drago questionado a senhora Ministra da Educação sobre o assunto, sem contudo obter resposta, como é hábito. Do seu partido, o Partido Socialista apenas sentimos o apoio do senhor Presidente da sua freguesia, para na Assembleia Municipal nos permitirem a palavra.
Assim é que é o PS a nível de educação neste concelho. Falar verdade é que é preciso senhora Susana Guerreiro. Publicidade não endereçada não nos interessa.

Luis Filipe Monteiro da Silva
Ex- Vice Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Avelar Brotero, em Odivelas.

Sem comentários: