sexta-feira, 18 de março de 2011

A chapelada da semana (nacional) vai para...

A "geração à rasca" e a sua manifestação nacional com 300.000 pessoas. Juntar tal populaça em Portugal, via Facebook, sem organização estruturada para suportar tamanha capacidade de mobilização, é obra!!! É que neste cantinho à beira-mar plantado, fazer alguém mexer-se do seu "comodismo", não é tarefa fácil.
Como já referi num dos títulos deste blogue: "a frase..." de Guerra Junqueiro - que referia: "... este povo já nem com as orelhas é capaz de sacudir as moscas...", pareceu-me que a geração à rasca ia levar "a primeira lição da sua vida". Sim, porque apesar de lhes dar a chapelada, estou completamente de acordo com o texto que circula pela net e que erradamente é atribuido a Mia Couto, também disponibilizado nos blogues TUBARÃO e JOÃO RAMOS SILVA. E não estou a escrever só por escrever. Basta-me sem (grande) esforço, recordar as últimas eleições (Presidenciais). Estive nas mesas de voto e percebi que a geração à rasca, (continuou) a considerar que o assunto não lhes dizia respeito. Como é natural e em tudo na vida, todas as decisões que tomamos afectam a nossa vida pessoal, familiar e colectiva. Pertenço ao grupo de pessoas que julga ser verdade, que "quando uma borboleta bate as asas, há um terramoto no Japão", passe a infelicidade da referência.

Mas desta vez, tal não aconteceu, quando vi as pessoas da rua levantarem-se contra o establishment, cresceu em mim um sorriso que não consigo disfarçar, suportado por uma esperança: Pode ser que pensar, volte a estar na moda em Portugal!

É verdade, pode ser mera ilusão minha, mas enfim, deixem-me sonhar!... por agora.

Sem comentários: