sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Ideias disparatadas no "testamento vital" do projecto PS

O neurocirurgião João Lobo Antunes considera que o projecto do PS sobre o testamento vital tem ideias «disparatadas»

Segundo o «DN», João Lobo Antunes considera que o projecto do PS sobre o testamento vital tem ideias «disparatadas». Esta sexta-feira serão discutidos os quatro projectos do PS, PSD, CDS e BE.

Esclarecendo que dos quatro projectos, apenas consultou os projectos do PS e do BE, Lobo Antunes afirma que «este último é equilibrado». «Subscrevo quase tudo».

Sobre o projecto do PS, o professor João Lobo Antunes considera que «cria confusão» entre os conceitos de testamento vital e consentimento informado, sendo que neste «há legislação que cobre satisfatoriamente» as dúvidas.

Entre as ideias que considera «disparatadas», Lobo Antunes dá como exemplos a que implica o médico comunicar ao Ministério Público casos de cirurgias susceptíveis de criar «risco elevado de incapacidade grave ou de morte do doente», no prazo de dez dias, e mesmo «que a intervenção já tenha sido realizada», caso o doente tenha a sua «capacidade diminuída» e ninguém que o represente como procurador ou tutor.

Para o  professor, «isto é um disparate, o Ministério Público tem muito mais que fazer do que isto», explicou em declarações ao DN.

É caso para dizer: Este PS e o governo que apoiam, perderam o "Norte".

2 comentários:

Xico da Memória disse...

Não foi só o norte. Perderam todos os pontos cardeais - Norte, Sul, Este e Oeste.
O País é um barco à deriva num mar de tubarões e sem bússula!!

Maria Máxima Vaz disse...

Actualmente, o PS no poder tem o norte nos seus interesses pessoais. O País não lhe diz nada e o povo ainda menos. E, ai de quem discorde deles...