sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Campanha de sensibilização sobre Violência Contra as Pessoas Idosas

No âmbito do Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado no dia 1 de Outubro, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) lançou uma Campanha de Prevenção e Sensibilização Pública sobre a Violência contra as Pessoas Idosas, enquadrada no projecto Títono – Apoio a Pessoas Idosas Vítimas de Crime e de Violência.

A campanha tem como objectivo primordial alertar para a violência contra as pessoas idosas como problema social grave, nas suas várias manifestações, dando exemplos de crimes praticados, através da produção de diferentes materiais e acções de divulgação e de sensibilização pública e que contará com a colaboração de diferentes órgãos da comunicação social.

De realçar que a APAV lançou esta campanha, suportando-se nos dados estatísticos que indicam que, em 2009, 639 pessoas idosas foram vítimas de violência, ou seja, cerca de 13 por semana (em média, duas por dia). Outra das conclusões é que os filhos constituem a maioria dos agressores (37,2%) dos progenitores, com um perfil maioritariamente masculino (69,6%) e com idades compreendidas entre os 36 e os 64 anos (30%).

1 comentário:

Maria Máxima Vaz disse...

Escolhe muito bem os temas que coloca à nossa reflexão. Sou particularmente sensível a este. É que os idosos não estão muito nas preocupações da nossa sociedade. É urgente que cuidemos mais deles, que os mantenhamos participativos, membros activos da comunidade. Devemos o que somos às gerações que nos precederam. Considero ingratidão, o que se passa com os mais velhos. E a ingratidão é um negro defeito, tanto individual como social. Pensemos em convívios, em locais onde eles possam ir diariamente. Uma, duas ou mesmo três festas por ano, não resolvem nada. Filhos, amem, acarinhem os vossos Pais e Avós!