sexta-feira, 15 de junho de 2012

15 de Junho - O Idoso não é um ser descartável...






Hoje é dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso.


A negação social do direito à existência, é uma das mais graves formas de violência!


Existe hoje infelizmente, uma certa desvalorização da experiência e sabedoria dos mais velhos como reflexo de uma crescente perda da tradição e dos valores morais.


O estatuto social do idoso e os estigmas sobre a velhice ameaçam transformar o idoso num ser descartável. Ele próprio, sente-se muitas vezes ultrapassado, pois acha que não serve para mais nada.

Quando se fala em violência contra o idoso, muitas pessoas pensam logo em espancamentos, torturas, privações e aprisionamento, mas para além destas, existem muitas outras situações de violência complexas.
Os agressores mais frequentes dos idosos são os seus cuidadores, muitas vezes, familiares próximos e na maioria dos casos, o agressor é o companheiro(a) ou os filhos.

São variadas as formas de violência a que o idoso está sujeito, em especial o idoso dependente:
- maus tratos e abusos físicos,
- maus tratos psicológicos,
- negligência por abandono,
- negligência medicamentosa ou de cuidados de saúde,
- abuso sexual,
- abuso material e financeiro,
- privação e violação de direitos humanos.

Os maus-tratos contra os idosos praticados estão muito associados à falta de preparação, e pouca sensibilização para a velhice.

Há quem acredite que providenciar tratamento e medicação adequados é suficiente para preservar a saúde e o bem-estar dos seus familiares mais velhos. Mas, não adianta tentar aliviar a consciência, quando se nega um carinho, uma visita ou um telefonema... 

É preciso mudar esta mentalidade voltada para a morte. É preciso caminharmos no sentido de proporcionar ao idoso uma velhice serena!


O problema da violência contra os idosos é um problema de todos. Pense (bem) nisto!...






Sem comentários: