segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Município de Odivelas aderiu ao projecto “A Minha Rua”


O município de Odivelas integra o grupo mais recente de localidades a aderir ao projecto "A Minha Rua". Este projecto que começou com cinco municípios, conta já com a participação de 42 câmaras municipais e 19 juntas de freguesia, esperando-se que continue a crescer gradualmente.

Disponível a partir do Portal do Cidadão, ao utilizar “A Minha Rua” os cidadãos podem comunicar as mais variadas situações relativas a espaços públicos e sugerir melhorias directamente à autarquia correspondente, assinalando no mapa ocorrências que queiram ver resolvidas, com a possibilidade de associar fotografias, e serão informados pela autarquia através de e-mail assim que a situação é resolvida.

Desde dia 27 de Maio, também passou a ser obrigatório o preenchimento do campo “Freguesia”, para além dos campos “Município” e “Distrito” já existentes, o que permite obter um maior detalhe da localização das ocorrências, bem como a participação na iniciativa de juntas de freguesia.

O município de Odivelas, junta-se às autarquias de Abrantes, Alcanena, Alenquer, Alijó, Alvaiázere, Ansião, Arganil, Arruda dos Vinhos, Batalha, Bombarral, Borba, Braga, Campo Maior, Évora, Fafe, Figueira da Foz, Figueiró dos Vinhos, Lousã, Lousada, Mangualde, Miranda do Corvo, Mondim de Basto, Murça, Nazaré, Óbidos, Oeiras, Oliveira de Azeméis, Ourém, Ovar, Pombal, Portalegre, Sabrosa, Sabugal, Sines, Sobral de Monte Agraço, Sousel, Torres Vedras, Trofa, Vale de Cambra, Vieira do Minho e Vizela.

"A MINHA RUA" permite a todos os cidadãos reportar as mais variadas situações relativas a espaços públicos, desde a iluminação, jardins, passando por veículos abandonados ou a recolha de electrodomésticos danificados. Com fotografia ou apenas em texto, todos os relatos são encaminhados para a autarquia seleccionada, que lhe dará conhecimento sobre o processo e eventual resolução do problema.

3 comentários:

Maria Máxima Vaz disse...

por uma causa. Por uma rua.
Causa: defesa do património.
Ruas:Da Fonte e António Maria Bravo.
Construção de um prédio de 3 andares onde se demoliu uma pequena habitação.
Fica dentro da zona de protecção do monumento nacional - o Mosteiro de S. Dinis e S. Bernardo.A lei determina que não se pode construir a menos de 50 metros e ali são 10 passos até ao portão de entrada na cerca. Nos mapas do Igespar está bem demarcada a zona de protecção. Não ficam dúvidas.
Olhamos para o lado? São ruas da zona histórica, com casas de rés do Chão ou rés do chão e 1.ºandar.
Eu importo-me, pelo património e pelas ruas. Não quero que desapareçam as da zona histórica, não as quero ver descaracterizadas!

Joaquim Santos Lourenço disse...

“Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida.
Que sempre que o Homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança.”

Gostei imenso de receber esta mensagem. Afinal... ainda há vida em Marte, perdão... em Odivelas.

Maria Máxima Vaz disse...

Fazer comentários nos blogs, é hoje uma forma de participar, de exercer a cidania. Mas também nalguns blogs se evidencia o oportunismo. Eu só comento quando verifico, pelo que afirmam, que estão a pensar no bem comum. E tenho constatado que aqui se colocam questões que têm esse objectivo.