segunda-feira, 8 de março de 2010

Portugal cai no ranking do governo electrónico


A este governo tudo acontece! Depois de apregoar o "controlo do défice", vezes sem conta e que terminou com o "estrondo" que todos sabemos, agora é a vez do governo electrónico do tão apregoado simplex, dar o respectivo "trambolhão". Um relatório preliminar das Nações Unidas, estima que Portugal perdeu oito posições no ranking do governo electrónico em dois anos. Segundo o relatório, Portugal encontra-se no 39º lugar, num ranking liderado pela Coreia do Sul.

A análise dos peritos da ONU abarca um total de 184 países. O ranking tem em conta o acesso às tecnologias pela população, a constituição e manutenção de serviços governamentais na Internet, a interactividade entre cidadão e decisores políticos, além de muitas outras variáveis.

O ranking da ONU deu ainda a conhecer a posição de Portugal noutras tabelas secundárias: na avaliação dos serviços online Portugal está classificado em 50º lugar; nas redes de telecomunicações está na 43ª posição; e na participação dos cidadãos na Web não vai além do 45º lugar.
Não há dúvida de que este governo ou anda em maré de azar, a necessitar de ir à bruxa, ou a super competência que tem "badalado" nos últimos cinco anos, não passam de um enorme "bluff".

Sem comentários: