segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Está tudo doido?!!!


"1. O mundo da educação ficou atónito com esta notícia: três escolas públicas dos arredores de Paris pagam, desde segunda-feira, aos alunos para não faltarem. Os prémios podem chegar à apreciável quantia de 10 mil euros. Os prémios são dados às turmas que menos faltas contabilizarem.
2. É uma experiência que poderá ser alargada ao território nacional caso a competição entre turmas pelos maiores prémios seja capaz de reduzir o absentismo dos alunos. As associações de pais e de professores acusam a medida de ser anti-pedagógica e de mercantilizar o acesso à educação.
3. A autoria da polémica iniciativa legislativa deve-se ao Secretário para a Juventude do Governo Francês e criou divisões no seio doGoverno. A Secretária para o Ensino Superior questionou-se sobre se o cumprimento de uma obrigação - a assiduidade - deve ser acompanhada de prémios ou se, ao invés, deve ser vista como uma coisa natural.
4. A moda dos prémios para estimular a assiduidade alastrou: uma escola de Marselha oferece bilhetes de futebol para as turmas mais assíduas.
5. Será preciso ir tão longe para promover a assiduidade dos alunos? Que mensagem se está a passar aos alunos assíduos? Que devem começar a faltar para poderem ter acesso aos prémios de assiduidade?

In: "http://www.profblog.org/2009/10/escolas-francesas-pagam-alunos-para-nao.html--Isaura Carvalho Prof. Bibliotecária AVE Elias Garcia-Sobreda de Caparica

Sem comentários: