sábado, 4 de junho de 2011

A chapelada da campanha vai para...


Miguel Xara Brasil



Estranhamente, ou talvez não,  tive nesta campanha eleitoral a abordagem de várias forças políticas, para de uma ou de outra forma, dar o meu apoio à força política interveniente. Abordagem mais ou menos subtil de cada um dos intervenientes, que visava apenas e só acumular imagens e/ou quiça, votos para essas mesmas forças partidárias.

Não vem daí (nenhum) mal ao mundo, uma vez que os "abordantes" nada mais fizeram do que tentar atingir os seus objectivos políticos. Porém e com alguma surpresa minha, apareceu um cidadão com preocupações cívicas, que no que concerne ao nosso concelho, se destacou, (algo que já vem a acontecer com mais visibilidade desde que é deputado municipal) por causa do seu comportamento moral, (não digo político de propóstio, pela conotação que tal palavra tem de depreciativa para a grande maioria dos portugueses).

Contrariamente ás outras forças políticas que actuaram com algum tacto na abordagem, Xara Brasil comportou-se como um verdadeiro cidadão com preocupações cívicas, a causa pública e a cidadania.
Sem subterfúgios, sem segundas intenções, com respeito e dignidade pelas opiniões de cada um e de todos, contactou-me directamente e convidou-me para representar o CDS/PP nas mesas de voto. Não me pediu que votasse no seu partido ou que comungasse dos seus ideais, solicitou a minha colaboração para reunir outros representantes, dignificando-se (deste modo), bem como ao seu partido e à acção cívica.

Não ficando por aqui, ainda promoveu palestras para os representantes do CDS/PP nas mesas de voto. E na hora de agradecer a presença e colaboração de todos, não pediu o voto dos presentes para sua força política, (aceitá-lo-á com agrado, mas não é prioridade única) reconheceu e aceitou a hipótese de opiniões políticas várias nos convidados, e exigiu apenas com toda a coerência, que os representantes nas mesas dignificassem o nome do CDS/PP.

Com esta atitude e face ao seu comportamento cívico, o presidente da concelhia do CDS/PP de Odivelas pode sem esforço angariar o apoio de quem assiste a esta forma de estar na política e ao mesmo tempo, leva merecidamente deste blogue a chapelada da campanha.

Parabéns ao cidadão e ao seu exemplo cívico.

2 comentários:

Madalena Varela disse...

Joaquim não tive oportunidade ainda de lhe agradecer a sua disponibilidade e a sua preciosa ajuda na sessão de esclarecimento do pessoal que vai representar o CDS-PP nas mesas de voto! Muito obrigado MESMO! Essa sua forma despretensiosa e altruista de estar na vida, não é para todos! È bom ainda sabermos que podemos contar com pessoas assim! OBRIGADO.

Maria Máxima Vaz disse...

Subscrevo todas as afirmações que faz sobre o Miguel Xara Brasil.
Para reconhecer o seu carácter não temos sequer que seguir as suas opções políticas.Independentemente do seu partido, é um bom elemento na política e sobretudo na actuação como deputado municipal, porque tem ética, é sério, valoriza a honra e a verdade e é muito trabalhador.Isto é suficiente para qualquer político, seja de que partido for.