quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Estranhos Ordenados!!!...

Já tinha ouvido falar, mas não sabia se (efectivamente) era verdade. Aquando da leitura do blogue TUBARÃO, cuja autor é o meu caro amigo Barão das Neves, tirei dúvidas. Só me fica outra!!!... Afinal o ordenado de Primeiro Ministro compensa???!!!!

A loja mais cara do mundo, fica em Beverly Hills e os fatos custam 35.000 €!

Veja-se a lista dos clientes:

Repare-se na última linha inscrita na montra. Mais concretamente, no nome imediatamente anterior a Steven Spielberg. (JOSÉ SOCRATES, PRIME MINISTER OF PORTUGAL), Não dá mesmo para enganar, pois não????

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Quando pára este (des)Governo!... ISS entrega Equipamentos do CDL



No  âmbito do Orçamento Geral do Estado para 2011, através da proposta de Lei (PL 426/2010 de 2101.10.15), o Governo prepara-se para entregar os equipamentos da Acção Social à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Da proposta de lei consta: "Os estabelecimentos integrados do Instituto da Segurança Social, I.P., sob sua gestão directa, situados na área geográfica de intervenção do Centro Distrital de Lisboa, identificados no anexo nº 1 aos Estatutos do ISS,IP., aprovados pela portaria nº 638/2007, de 30 de Maio, alterada pela Portaria nº 1460-A/2009, de 31 de Dezembro, são cedidos à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), por um prazo de três anos, a quem é confiada a gestão dos respectivos equipamentos e das respostas sociais prestadas por tais estabeleicmentos."

Estranhamente para um Governo que fala à "boca cheia" de Estado Social, esta medida mais não é, do que desresponsabilizar-se do que diz ser o seu papel.

Esta medida que trará logicamente consequências para os trabalhadores afectos à Acção Social directa da Segurança Social de Lisboa, vulgo "trabalhador do batente", traz também preocupações acrescidas para os clientes da Acção Social, que desconhecem se as regras de comparticipação pela prestação de serviços que lhes é efectuada, não será modificada.

Na prática e em nossa opinião, esta medida é apenas um acto de gestão, que tem por objectivo transferir cerca de 700 trabalhadores do ISS,IP para a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa; e assim estes deixarem de constar como despesa do estado. O Governo vai assim "voltar a repetir-se", apresentando à comunicação social,  uma nova  redução de funcionários e despesas com os mesmos, (que afinal apenas encapotou).

Na prática, tudo não passa de um malabarismo orçamental, ou seja, " varrer tudo de um lado para o outro".

O Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública diz que esta lógica de gestão de recursos humanos é incompetente, descuidada e anti-trabalhador. Eu posso dizer que estou "farto"; e por isso estarei na Manif Nacional dos Trabalhadores da Administração Pública no Sábado dia 6 de Novembro, para demonstrar o meu desagrado e indignação perante "tamanho desgoverno".

Já não há (mais) "pachorra"!!!!.....

Trabalho a favor da natalidade...

 Com o objectivo de reduzir a despesa pública, foi publicado em Diário da República o Decreto-Lei n.º 116/2010, de 22 de Outubro. Este diploma, altera as regras relativas à atribuição do abono de família. A partir de 1 de Novembro, as crianças e os jovens cujas famílias estão nos 4.º e 5.º escalões de rendimento deixam de receber abono de família.
Também o aumento de 25% do abono de família para os 1.º e 2.º escalões, fixado em 2008, é anulado com este diploma.
As crianças e os jovens cujas famílias estão nos três primeiros escalões continuam a receber abono.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A chapelada da semana vai para...

ODIVELAS – José Falcão condecorado por ajudar povo polaco


José Falcão foi condecorado com a medalha de gratidão, em reconhecimento do seu mérito e apoio ao Movimento “Solidariedade” e ao povo polaco.

O deputado, eleito pelo Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal de Odivelas, foi uma das 16 personalidades que obteve este galardão concedido pelo Centro Europeu de Solidariedade.

Na cerimónia, que decorreu na residência da Embaixadora da Republica da Polónia, foram agraciados com a Medalha de Mérito de Gratidão, personalidades como Mário Soares, Torres Couto, Freitas do Amaral e Francisco Pinto Balsemão.

O blogue “PorCausas”, endereça (as merecidas) felicitações ao deputado da Assembleia Municipal de Odivelas.

domingo, 17 de outubro de 2010

Um Concelho “sui generis”, que copia um Governo à deriva?!...


Assembleia Municipal votou contra!


Sem querer criticar seja quem for, considero no mínimo estranho que um órgão autárquico, seja ele qual for, se recuse a apreciar um projecto com a dimensão do Projecto de Dinamização e Revitalização do Comércio Local.

In blogue: Acreditar para viver melhor

Memórias (curtas, ou talvez não)...


Paiva Setúbal, 68 anos, Director da Odivelas TV, natural de Lisboa, mora em Odivelas há 40 anos. (...)

Na sessão solene das Festas da Cidade, a sala estava bem composta. Após os discursos de circunstância e antes dos jovens e outras entidades receberam as suas justas homenagens, alguns políticos abandonaram a sala, numa postura própria do pouco respeito que têm pelos demais, cavando ainda mais o fosso que os separa do País real e em particular da juventude, que acusam de não votar e não se interessar pela política. Pudera, com exemplos destes...

Paiva Setúbal subiu à tribuna numa  merecida homenagem à Odivelas TV e lamentou que a sala tivesse ficado vazia de repente. Deixou clara a independência da televisão que dirige, vincou o respeito que nutre pelos seus concidadãos e mostrou a sua estatura cívica. Faz falta mais gente assim.

In: O MEU JORNAL - figura da semana - 16/07/2009

A frase...


"Devemos o que somos às gerações que nos precederam. Considero ingratidão, o que se passa com os mais velhos. E a ingratidão é um negro defeito, tanto individual como social."

In: Maria Máxima Vaz

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Campanha de sensibilização sobre Violência Contra as Pessoas Idosas

No âmbito do Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado no dia 1 de Outubro, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) lançou uma Campanha de Prevenção e Sensibilização Pública sobre a Violência contra as Pessoas Idosas, enquadrada no projecto Títono – Apoio a Pessoas Idosas Vítimas de Crime e de Violência.

A campanha tem como objectivo primordial alertar para a violência contra as pessoas idosas como problema social grave, nas suas várias manifestações, dando exemplos de crimes praticados, através da produção de diferentes materiais e acções de divulgação e de sensibilização pública e que contará com a colaboração de diferentes órgãos da comunicação social.

De realçar que a APAV lançou esta campanha, suportando-se nos dados estatísticos que indicam que, em 2009, 639 pessoas idosas foram vítimas de violência, ou seja, cerca de 13 por semana (em média, duas por dia). Outra das conclusões é que os filhos constituem a maioria dos agressores (37,2%) dos progenitores, com um perfil maioritariamente masculino (69,6%) e com idades compreendidas entre os 36 e os 64 anos (30%).

A frase...


“Ó senhor primeiro-ministro, não seja Calimero.”

In: Paulo Portas

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Ideias disparatadas no "testamento vital" do projecto PS

O neurocirurgião João Lobo Antunes considera que o projecto do PS sobre o testamento vital tem ideias «disparatadas»

Segundo o «DN», João Lobo Antunes considera que o projecto do PS sobre o testamento vital tem ideias «disparatadas». Esta sexta-feira serão discutidos os quatro projectos do PS, PSD, CDS e BE.

Esclarecendo que dos quatro projectos, apenas consultou os projectos do PS e do BE, Lobo Antunes afirma que «este último é equilibrado». «Subscrevo quase tudo».

Sobre o projecto do PS, o professor João Lobo Antunes considera que «cria confusão» entre os conceitos de testamento vital e consentimento informado, sendo que neste «há legislação que cobre satisfatoriamente» as dúvidas.

Entre as ideias que considera «disparatadas», Lobo Antunes dá como exemplos a que implica o médico comunicar ao Ministério Público casos de cirurgias susceptíveis de criar «risco elevado de incapacidade grave ou de morte do doente», no prazo de dez dias, e mesmo «que a intervenção já tenha sido realizada», caso o doente tenha a sua «capacidade diminuída» e ninguém que o represente como procurador ou tutor.

Para o  professor, «isto é um disparate, o Ministério Público tem muito mais que fazer do que isto», explicou em declarações ao DN.

É caso para dizer: Este PS e o governo que apoiam, perderam o "Norte".

Nova medidas adicionais e alguma falta de imaginação...

O Governo aprovou hoje o conjunto de medidas adicionais de descida da despesa, em que se aumenta em um ponto percentual a contribuição dos trabalhadores da administração pública para a Caixa Geral de Aposentações, ou seja, parece que a factura vai continuar a ser paga (sempre) pelos mesmos.

O Governo avança ainda com a eliminação da possibilidade de acumulação de vencimentos públicos com pensões do sistema público de aposentação.