segunda-feira, 31 de maio de 2010

Divulgação de ideias...


Projecto Lado a Lado:

Ajudar e ser ajudado – é o mote inicial para um projecto intergeracional a decorrer em Coimbra. Trata-se de um compromisso intergeracional, no qual um estudante universitário recebe alojamento grátis, em troca de acompanhamento diário a um idoso da cidade de Coimbra.

Informação de Interesse Público


Triagem no Balcão MultiServiços da Loja do Cidadão de Odivelas

Apesar de muito serviços da Segurança Social estarem já online na Segurança Social Directa, os cidadãos e as empresas passam a dispor de mais um local de atendimento onde podem consultar e actualizar informações desta entidade, tendo como vantagem adicional a possibilidade de realizar, no mesmo balcão e ao mesmo tempo, outros serviços de outras entidades, tais como o pedido de alteração de morada, de substituição da carta de condução ou de Certificado de Registo Criminal.

No caso de a situação exigir a informação de cadastro ou de um parecer especializado, os funcionários do BMS podem encaminhar a senha de atendimento para o posto especializado da Segurança Social. O sistema tem em conta o tempo de espera já decorrido para atendimento do BMS e de todas as pessoas que estão em espera no atendimento da entidade, garantindo assim que nenhum cidadão ficará prejudicado.

Entre os serviços da Segurança Social disponíveis no BMS destacam-se a consulta dos dados de identificação, a actualização de algumas informações, a requisição do Cartão Europeu de Seguro de Doença e o acesso aos simuladores online da Segurança Social devidamente acompanhados pelo funcionário do BMS.

(Fonte: Portal do Cidadão)

Divulgação

O Movimento Odivelas no Coração vai realizar um novo debate inserido no tema Odivelas & Cidadania, designado por "Credibilização da Política e dos Políticos".

Este debate vai decorrer no próximo dia 8 de Junho pelas 21 horas no Pavilhão Polivalente de Odivelas e terá como convidados o Empresário - Engº Henrique Neto e o Vereador Independente da Câmara Municipal de Odivelas - Paulo Aido.

Entrada livre.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Somos um país de analfabetos...


Somos um país de analfabetos no que concerne a saber ler e escrever, pensar, questionar e escolher...

Através do auto-retrato dos clientes do Instituto da Segurança Social efectuado pelo funcionário Miguel Morais, dá para perceber o quão mal vai o País, no que concerne a saber ler e escrever, pensar, questionar e escolher!

Pobre País este!

Auto-retrato dos clientes do ISS:

“Quer o nome? O meu? Completo?”
“Tenha santa paciência!”
“Tem o tal panfleto?”
“Vim mudar de residência.”

“Pode ser o passaporte?”
“Quanto tempo é que demora?”
“Quero prestações por morte.”
“Cheguei às dez, já é uma hora!”

“Você acha isto normal?”
“Tenho direito ao abono?”
“Isto é quase surreal!”
“Que é isto aqui do patrono?”

“Vim saber dos meus descontos.”
“Isto é só p’ra carimbar.”
Diz-me quanto é isso em contos?”
“E o serviço militar?”

“Dê-me quatro ou cinco impressos.”
“Tenho ou não prioridade?”
“Mas porquê os retrocessos?!”
“Vim cessar a actividade.”

“Não sabe informar, pergunta!”
“Quero uma declaração.”
“Acha que eu devo ir à Junta?”
“Eu perdi o meu cartão.”

“Todos mexem no que é meu!”
“Está assim tão atrasado?!”
“Não se esqueça que sou eu que lhe pago o ordenado!”

“É p’ra renovar o visto.”
“Que é que o decreto-lei diz?”
“Eu não sei preencher isto.”
“Assim anda este país...”

O nosso comentário: Completamente de acordo com a última frase. Viva a ignorância!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Uma no cravo e outra na ferradura...


Lançada no início deste mês, a petição online "A favor da redução do número de deputados na Assembleia da República de 230 para 180", conta já com cerca de 20 mil portugueses que exigem a redução imediata do número de deputados no Parlamento, "por razões morais e financeiras". Entre eles está “um peso pesado”, o fiscalista Medina Carreira. Esta petição terá obrigatoriamente de ser debatida na própria Assembleia da República.

À margem do Ciclo de Conferências promovida pelo Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) o deputado do PSD Mota Amaral defende essa posição que considera razoável, no entanto, mostrou-se apreensivo com a possibilidade de as áreas menos povoadas virem a perder representatividade com a redução de deputados. "O número de parlamentares é uma garantia da representatividade plural das nossas correntes políticas e a redução do número de deputados terá com certeza uma redução da representatividade das áreas menos povoadas e, portanto, a marginalização dessas mesmas áreas", sustentou. "É preciso ponderar esses aspectos na altura de tomar uma decisão e de decidir até onde é que se poderá reduzir o número de deputados na Assembleia da Republica".

Óh Sr. Deputado Mota Amaral, isso é uma falsa questão, porque se olharmos à realidade da actual Assembleia da República, pode verificar-se com toda a leveza, que existem em todas as forças partidárias, deputados que são eleitos por círculos eleitorais aos quais não têm qualquer ligação (seja afectiva ou de identificação). No caso presente, o objectivo é “apenas” ocupar mesmo o lugar. Não pretendo ser má língua, mas juraria que muitos deles se estão borrifando para a “interioridade” ou para as “áreas menos povoadas”. Se o Partido o ditar, até votam contra si próprios e os interesses de quem dizem estar a defender.

Pois é, Sr. Deputado Mota Amaral, arranje outra para “reduzir o menos possível o número de deputados na Assembleia da República”, porque essa da representatividade (estou a falar das pessoas não dos partidos) é muito esfarrapada!...

Entre 180 e 230 membros, jamais o valor intermédio da treta da razoabilidade (200). 180 deputados já!

Vamos continuar a assinar a petição online. Vamos ajudar o País a entrar na ordem, antes que nos “levem o pouco que nos resta”!

180 deputados já!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

A frase... Para reflectir seriamente!


"...Curiosamente no nosso concelho vizinho de Loures, foram construídos nos últimos anos, 3 equipamentos em Sacavém, Loures e Sto. António dos Cavaleiros, enquanto em Odivelas foram construídos zero... Afinal qual é a diferença entre os autarcas do concelho vizinho e os autarcas do nosso concelho?"
In blogue: Acreditar para viver melhor

terça-feira, 25 de maio de 2010

A favor da redução do défice...

Enquanto cidadão com algum sentido de razoabilidade, diz-me a consciência que chegou o momento de expressar o meu desagrado e discordância perante um facto tido como irreversível aos olhos de uma grande parte dos cidadãos portugueses. E esse facto é: a existência de 230 deputados na Assembleia da República.

Imaginando que a classe partidária sofre de desconhecimento das realidades europeias quanto ao número de deputados em funções nos diversos países, e ainda das condições de trabalho e regalias que esses mesmo países estrangeiros oferecem aos seus deputados, recomendamos uma análise isenta, consciente e responsável a todos aqueles que têm poder decisivo na orientação deste país, esperando com isso, ver alterada a realidade do nosso Parlamento quanto ao número de deputados em exercício.

Como todos sabemos, uma grande viagem começa sempre por um pequeno passo. Basta por isso mesmo, ASSINAR a petição a Favor da Redução do Número de Deputados na Assembleia da República de 230 para 180 e damos (também) um pequeno passo para reduzir o défice...

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Comunicação Social Regional ao “rubro”...

Admito que nem todos os companheiros de profissão pensem como eu. Isso tem que ver com a qualidade da formação que absorvemos enquanto jornalistas e com um percurso de vida que se pode considerar atribulado. Em jeito de confissão, também digo, com algum orgulho, que não está ao alcance de qualquer um, ir deixando amigos por onde se passa, sem dobrar a espinha.

Confesso que, não sei se foi boa ideia, voltar a trabalhar no Concelho onde resido. A ideia era “partir a loiça”, como tantas vezes dizíamos na RNA. Não me arrependo, mas aprendi que, às vezes, a loiça somos nós e acabamos em “cacos”.

Confesso que, abracei o projecto da Odivelas TV, com todo o empenho, não me arrependo e por mim, estou para ficar. Inicialmente no desporto, agora também noutras áreas, onde tenho o grande prazer de ensinar, formar, ajudar, quem aparece de novo e tem uma carreira pela frente. Morreria feliz, se depois disso, me recordassem com a gratidão com que eu recordo os meus formadores.

Confesso que, não gostei das observações que um colega de profissão e a coberto do anonimato de uma tal Ricardina, que nada mais é do que ele próprio, fez sobre a prestação de uma colega de trabalho, no seu primeiro trabalho do seu primeiro dia, cuja responsabilidade de formação é minha.

Admito confessar, saber que a inveja é coisa feia e não está ao alcance de qualquer um ultrapassar esse sentimento negativo. Na Odivelas TV não há vedetas e vamos responder com trabalho, cada vez melhor, mais incisivo, como se dizia na RNA, “vamos partir a loiça toda”, mas sem objectivos políticos. Não somos contra nem a favor de ninguém. Somos jornalistas e é jornalismo que queremos fazer. Sério, isento, e particularmente para ti, companheiro de trabalho, confesso, que não sei se sabes o que isso é.

Confesso que, gostava que me contasses como foi o teu primeiro dia de trabalho. Se quando me iniciei nestes lides, algum jornal me tivesse feito a ”gentileza” com que brindaste a tua colega, eu tinha prosseguido a carreira? Com toda a certeza eu não estaria aqui e agora.

Confesso que, fiquei por cá para te dizer que deves ter vergonha e retratar-te. Estas atitudes não dignificam a classe e fazem da Comunicação Social em Odivelas uma selva onde ninguém gostará de viver. Só com trabalho, urbanidade, respeito pelo próximo e isenção estaremos em condições de algum dia nos fazerem justiça e nos proporcionarem adequadas condições de trabalho. Já agora, também te confesso, que não aprecio, porque nunca me ensinaram escrever ou comunicar de qualquer outra forma, sobre anonimato de uma qualquer Ricardina. Deixa-te disso, usa-se cada vez mais, mas é o caminho mais fácil. Esquece estamos cá para o difícil: assinar o que escrevemos e dizemos.

Confesso que, assino o que digo e escrevo.

(retirado de um texto de Luís Filipe Silva)

Inqualificável e incompreensível

Há comportamentos que definem o tipo de pessoas com quem nos relacionamos e definem também o seu perfil social.

Vem isto a propósito da falta de um responsável político a um compromisso assumido, para com idosos da idade da “sabedoria” (entre os 90 e os 100 anos).

Pois bem, o referido responsável faltou à sua palavra, fazendo com que 10 Pessoas Idosas tivessem que aguardar impacientemente pela chegada da referida autoridade política local, para com eles partirem o bolo de aniversário presenteado à sua provecta idade.

Ultrapassado o tempo razoável, procedeu-se ao acto solene (de partir o bolo) para gáudio dos visados. Como é mais do que óbvio nestas coisas, só faz falta quem está presente e foi o que aconteceu. No entanto, ao responsável político local, esta atitude infeliz de pecar pela ausência, não lhe fica nada bem (de todo) e demonstra a sua falta de carácter, carisma, forma de estar na política e falta de respeito pelos seus fregueses. O seu comportamento, só envergonha a política verdadeira e os (verdadeiros) políticos que estão no papel (principalmente) a trabalhar para o bem comum.

Esta atitude inqualificável e incompreensível, só vem dar razão aos que há muito comentavam sobre o perfil da pessoa em causa e a sua forma de estar na política.

Quantos a nós, estamos conversados! No futuro, ficamos a saber o que “a casa gasta” e teremos mais respeito pelos “nonagenários” que merecem todo o nosso respeito, do que pelos políticos cá da urbe, que continuam a descer na nossa escala de consideração!

Entretanto, (ao politiqueiro em questão) faça-me o favor de ser feliz!

Odivelas - Criança de 12 anos morre afogada no rio da Costa

Uma criança de 12 anos morreu, este sábado (22.05.2010), afogada no rio da Costa, em Odivelas, onde brincava com amigos, disse à agência Lusa uma fonte dos Bombeiros Voluntários. O alerta foi dado aos bombeiros às 18:30, que mobilizaram para o local quatro viaturas e 13 elementos. Segundo testemunhas no local, o jovem, de 12 anos, que não sabia nadar, brincava com um grupo de crianças nas margens do rio da Costa, quando terá ocorrido o acidente. O corpo do jovem viria a ser resgatado minutos depois já sem vida. Além dos bombeiros de Odivelas, estiveram no local uma viatura médica de Emergência e Reanimação, uma dos bombeiros da Amadora e uma equipa de mergulhadores. (Notícia TSF)

quinta-feira, 20 de maio de 2010

O fascismo financeiro

Um dos sinais da crise da democracia é a emergência do fascismo social. Não se trata do regresso ao fascismo do século passado. Não se trata de um regime político, mas antes de um regime social. Em vez de sacrificar a democracia às exigências do capitalismo, promove uma versão empobrecida de democracia que torna desnecessário e mesmo inconveniente o sacrifício. Trata-se, pois, de um fascismo pluralista e, por isso, de uma forma de fascismo que nunca existiu, com cinco formas de sociabilidade fascista, uma das quais é o fascismo financeiro.

O fascismo financeiro é talvez o mais virulento. Comanda os mercados financeiros de valores e de moedas, a especulação financeira global, um conjunto hoje designado por economia de casino. Esta forma de fascismo social é a mais pluralista na medida em que os movimentos financeiros são o produto de decisões de investidores individuais ou institucionais espalhados por todo o mundo e, aliás, sem nada em comum senão o desejo de rentabilizar os seus valores. Por ser o fascismo mais pluralista é também o mais agressivo, porque o seu espaço-tempo é o mais refractário a qualquer intervenção democrática. Significativa, a este respeito, é a resposta do corretor da bolsa de valores quando lhe perguntavam o que era para ele o longo prazo: "Longo prazo para mim são os próximos dez minutos." Este espaço-tempo virtualmente instantâneo e global, combinado com a lógica de lucro especulativa que o sustenta, confere um imenso poder discricionário ao capital financeiro, praticamente incontrolável apesar de suficientemente poderoso para abalar, em segundos, a economia real ou a estabilidade política de qualquer país.

A virulência do fascismo financeiro reside em que ele, sendo de todos o mais internacional, está a servir de modelo a instituições de regulação global crescentemente importantes, apesar de pouco conhecidas do público. Segundo o colunista do New York Times, Thomas Friedman, "o mundo do pós-guerra fria tem duas superpotências: os EUA e a agência Moody's". Se a primeira pode eliminar o inimigo, utilizando arsenal militar, a segunda tem poder para estrangular financeiramente um país, atribuindo-lhe uma má nota".

A virulência do fascismo financeiro reside no seu potencial de destruição, na sua capacidade para lançar no abismo da exclusão países pobres inteiros. Se antes se pensava apenas nos países do chamado Terceiro Mundo, esta verdade recupera-se hoje para os países da União Europeia.

(Retirado de um artigo de Boaventura Sousa Santos)

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Cordão Humano pela Saúde


O Movimento Mais Saúde da Freguesia de Odivelas e as Comissões de Utentes da Saúde do Concelho de Odivelas vão promover no Sábado um Cordão Humano Pela Saúde, do Largo D. Dinis até ao CATUS.
Objectivos:
- Reabertura do CATUS até às 24h00;
- Construção dos Centros de Saúde;
- Serviços de Saúde Dignos.

O Movimento diz que: «A Saúde é um Direito! É tempo de agir! É tempo de lutar contra esta situação».

A frase...


“...que as autarquias se lembrem daqueles que lutaram por um País melhor, os nossos velhos, cada vez em maior número ou, então, tal a euforia da rentabilidade imobiliária, acabaremos por concluir que este concelho, afinal como o País, não é para velhos!”

Fernando Tudela - In Diário de Odivelas

É uma frase tão expressiva, que dispensa comentários.

terça-feira, 18 de maio de 2010

País mesquinho...

Rir faz bem à saúde...

Delicioso este comentário retirado do facebook relacionado com o grupo de apoio à professora Bruna Real (Playboy/Mirandela):

"Quem me dera ter tido uma professora destas na primaria... a minha era uma velha muito alta e forte que nos batia todos os dias, era com cada pêro que até viravamos o boneco..." Arith Härger

É a melhor forma de (não) levar a sério, um País "cheio de problemas" sérios!
Este País não existe?
Existe! Chama-se Portugal e fica à beira-mar plantado.
Uma anedota pegada!

Rebate de consciência

Para reduzir o défice do Estado o Ministro das Finanças diz que medidas de austeridade vigoram “enquanto for necessário”.

O ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, afirmou hoje que as medidas de austeridade adicionais anunciadas pelo Governo na semana passada deverão manter-se enquanto forem necessárias para assegurar a redução do défice, depois de o primeiro-ministro ter afirmado que durariam um ano e meio.

“São medidas que se mantém enquanto forem necessárias para assegurar que a redução do défice é sustentável e duradoura”, sublinhou Teixeira dos Santos, em Bruxelas, à margem de uma reunião dos ministros das Finanças da União Europeia.

Valha-nos isso! Deu-lhes um rebate de consciência, no mínimo já ficamos a saber, (sem o benefício da dúvida) que "o filme" é para durar, pois os disparates continuados, só podem terminar na manutenção do estado de coisas. Até (já) dói, ter sempre razão! Vide o artigo neste blogue Aumento de impostos dura até final de 2011.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Informação de Utilidade Pública

Medida Simplex cria Motor de Pesquisa Único para Sites Públicos

Entrou em vigor no dia 12 de Maio, a medida Simplex - "Motor de Pesquisa dos Sites Públicos", que está englobada na área "O Exercício da Minha Cidadania" do Programa de Simplificação.

De acordo com o Programa Simplex’09, esta nova medida desenvolveu um motor de pesquisa que indexa conteúdos do Portal do Cidadão, Portal da Empresa e Portal do Governo e permite fazer pesquisas alargadas a todos os endereços ou, individualmente, a cada um dos sites.

domingo, 16 de maio de 2010

Escândalo...


Tomei conhecimento através do blogue acreditarparavivermelhor, que o orçamento da Assembleia da República contempla:
* 3 milhões de euros para Assistência Técnica;
* 3 milhões e meio de euros para Outros Trabalhos Especializados;
* 2 milhões de euros para Equipamento Informático;
* 2 milhões e meio de euros para Outros Investimentos;
* 2 milhões e meio de euros para Edifícios;
* 1 milhão de euros para Restaurante, Cafetaria, etc.

Para um país que está mais próximo das bancarrota do que (efectivamente) se diz, parece-me que meio mundo, já perdeu a noção da realidade.
Por este andar, já não há Senhora de Fátima ou Senhor Roubado que nos valha!
Pelo amor da Santa!
MANIF'S já! Vamos pôr fim a esta bagunça!

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Nova Web TV Regional - NOVA ODIVELAS TV


Arrancaram hoje as emissões experimentais da nova estação de Web TV Regional do Concelho de Odivelas. A Nova Odivelas TV vai privilegiar a informação local e emitir 24 horas dia.
Para este novo projecto, o "PorCausas" faz votos de muitos sucessos.

Aumento de impostos dura até final de 2011

O Primeiro-ministro "sempre esteve convencido" de que não seria necessário o aumento de impostos. "Com tudo o que aconteceu nos últimos dias" mudou de ideias e pôs o Conselho de Ministros a aprovar um pacote de austeridade com vários agravamentos transitórios de impostos que vão durar até Dezembro do próximo ano. O objectivo é levar o défice até 4,6% já em 2011.

É caso para dizer: Nós não precisamos de um Primeiro Ministro que “esteja convencido”, precisamos de um Primeiro Ministro que “tenha a certeza”. Com tal comportamento, dá para percebermos duas coisas: ou o Primeiro Ministro é incompetente e não percebe nada de governação, motivo porque navega ao sabor das ondas; ou então, é um mentiroso compulsivo que já perdeu a noção da realidade e assim sendo, já ninguém com bom senso, acredita que este aumento de impostos vá durar apenas até ao final do ano de 2011, porque a essa data, já terá cometido mais um chorrilho de asneiras, que os (mesmos) do costume terão de pagar.

Começo a questionar-me se ainda vale a pena esta democracia!!!!...

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Liberdade de imprensa

No raking da liberdade de imprensa elaborado pela organização Repórteres Sem Fronteira, Portugal desceu do 16º lugar para o 30º em 2009. Neste relatório que reune 175 países, pode ver-se que Portugal partilha o 30º lugar com a Costa Rica e o Mali.

Agora já percebo porque é que estamos tão máliii!!!!!... Ou seja, vai-se de mal a pior!

A frase

Sacrifícios têm de ser pedidos a todos e "têm de valer a pena".
          Miguel Relvas

O nosso comentário: Mas esse é que é o grande problema! Valeria a pena, se não fossem sempre os políticos a fazer "as asneiras"; e o Zé Pagode "a pagar a factura".

Finanças superam Previsão de Cobrança Coerciva em Mais de 12%


A Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) efectuou cobranças coercivas num valor superior a 289 milhões de euros no primeiro trimestre de 2010, tendo estabelecido a taxa e eficácia dessa recuperação em 103%.

Entre 2008 e 2010, o número de devedores incumpridores diminuiu cerca de 43% e no primeiro trimestre deste ano, “a quantidade de devedores que efectuaram pagamentos nos processos de execução fiscal (129.497) foi superior à quantidade de devedores que não pagaram os seus impostos nos prazos legais no mesmo período (125.263)”.

Segundo os dados disponibilizados, entre Janeiro e Março de 2010 “e pela primeira vez na última década, todos os maiores serviços regionais ultrapassaram os objectivos de cobrança coerciva” e a quantidade de contribuintes que constituíram dívida nesse período “foi a menor desde 2005, o que revela que está a diminuir o número de incumpridores do dever de pagamento de impostos”.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Papa - Tolerância de ponto em Portugal criticada na imprensa espanhola


Os jornais espanhóis fazem hoje (dia 11 de Maio)  referência ao facto de, apesar da crise, o governo ter dado tolerância de ponto por causa da visita do Papa Bento XVI a Portugal.

"Em Lisboa não se trabalha esta terça-feira. E quinta-feira todo o Portugal pára. Não se trata de uma greve geral, ao estilo das que se vive na Grécia, em protesto pelas medidas do Governo para reduzir o défice. Foi o próprio Governo português, liderado por José Sócrates, que decretou estes feriados, coincidindo com a visita de quatro dias do Papa Bento XVI a Portugal, que começa hoje", lê-se no "El Mundo".

O jornal espanhol avança que esta decisão está a ser bastante criticada tanto pelos sindicatos como pelas empresas, que consideram uma "loucura" para a economia portuguesa, que o país pare devido à visita do Papa.

O Governo concedeu tolerância de ponto em Lisboa no dia 11, para receber o Papa; e na quinta-feira 13, a tolerância de ponto estende-se a todo o país, dia em que Bento XVI celebra uma missão em Fátima para assinalar 101 anos da primeira aparição da Virgem aos três pastorinhos.

Informação de Utilidade Pública


Medida Simplex 'SMS Reboque' entra em vigor em Lisboa


Entrou em vigor no dia 10 de Maio, a medida Simplex "SMS Reboque", que irá ajudar a encontrar carros rebocados em toda a área do município de Lisboa, através de SMS.

A medida Simplex “SMS Reboque” começará por funcionar em Lisboa, mas deverá ser alargada a todos os municípios portugueses. Esta iniciativa disponibiliza um serviço que, através do envio de um SMS para o número 3838 com a mensagem "REBOQUE (espaço) matrícula", informa qual o parque onde se encontra a viatura rebocada, no caso de o veículo ter sido removido pela PSP, pela Polícia Municipal de Lisboa ou pela EMEL.

Após o envio do SMS, o cidadão receberá uma mensagem de resposta com o nome do parque de estacionamento onde se encontra a viatura entretanto rebocada, a respectiva morada e o horário de abertura ao público.

domingo, 9 de maio de 2010

CAMPEÃO


O Sport Lisboa e Benfica, festeja o 32º Título de Campeão Nacional.

Parabéns BENFICA!

SLB! SLB! SLB! SLB! SLB! ...

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Pirataria é fonte de progresso... Disse ele!


Mariano Gago disse numa conferência que a "pirataria sempre foi uma fonte de progresso e globalização".
O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior lançou as palavras polémicas numa resposta a uma questão da audiência, durante a conferência European Dialogue on Internet Governance, que se realizou em Madrid.

A questão incidia sobre a já conhecida luta entre piratas e detentores de direitos de autor na Internet. Mariano Gago já havia defendido, na abertura da conferência, a criação de novos modelos para a democratização dos conteúdos digitais.

Numa ronda de respostas a uma questão colocada por um internauta através do Twitter, Gago vai mais longe e lembra que a pirataria não é um tema novo, uma vez que já existe desde o tempo da fotocopiadora.
A esta primeira declaração, o ministro acrescenta o facto de a Internet ter aumentado "enormemente" o valor dos bens digitais para os produtores.

No final, Gago remata com a frase que despertou a ira de representantes de autores, clubes de vídeo e até artistas. As afirmações de Gago não podem ser encaradas como a promoção da pirataria pura e simples (o governante português defendeu o respeito pela lei na mesma conferência) mas não deixam de destoar bastante das reivindicações das associações de representantes dos direitos de autor, artistas, produtores de software, e editores de vídeos. música e jogos.

Apesar do desmentido, passadas poucas horas, a Associação do Comércio Audiovisual de Portugal (ACAPOR) anunciou que vai avançar com um processo de acusação contra o Estado Português por nada fazer contra a pirataria.

Num comunicado, a ACAPOR insurge-se contra "esta relação pornográfica entre o Estado e a PT", que "leva a que sejam tomadas posições políticas que defendem o roubo massivo de obras, de forma a que fiquem garantidos os lucros das operadoras de internet. A pirataria não é, seguramente, fonte de progresso mas é, isso sim, fonte de receitas avultadas para os ISPs".

A Cooperativa de Gestão do Direitos dos Artistas, Intérpretes ou Executantes (GDA) também exigiu explicações a Mariano Gago, não se conformando com o desmentido (publicado na Agência Lusa), que condena toda a pirataria por retirar "aos produtores e autores a capacidade de prosseguirem a sua criação e transfere ilegalmente para empresas distribuidoras o valor devido aos produtores e autores".

Nos palcos, as declarações do ministro também já produziram ecos. "O que os músicos pedem ao Estado é que se não contribua para alavancar a responsabilização em relação à propriedade intelectual e pelo menos que não intervenha com desinformação", declarou Fernando Ribeiro, vocalista da banda Moonspell.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Portugal mais próximo da bancarrota


No dia que ficará para a história desta crise como a "terça-feira negra" da crise de default, Portugal ultrapassou Dubai e Iraque e subiu ao 6.º lugar, com mais de 28% de risco de bancarrota. A Grécia mantém-se em 1.º lugar com perto de 48% de risco e Irlanda e Espanha continuam em trajectória de alta.

Num movimento similar ao já ocorrido com a Grécia, que ultrapassou a Argentina e a Venezuela, posicionando-se em primeiro lugar, também Portugal viu o risco de bancarrota subir para 28,43%, ultrapassando o Dubai e o Iraque, estando, agora, em 6º lugar.

O 27 de Abril ficará para a história desta crise de default como a terça feira "negra". A Grécia viu a sua notação de crédito passar ao estatuto de "lixo" e Portugal viu o seu rating baixar dois níveis, para A-, por decisão da agência Standard& Poor's.

A formação em voo dos quatro países (Grécia, Portugal, Irlanda e Espanha) mantém-se, confirmando a análise do Fundo Monetário Internacional sobre os elos fracos da zona euro, ameaçada de um risco de defaults (incumprimento de dívida) em série.

A especulação está em alta.

Expectativas altas...

No dia 1 de Maio (data em que não pude estar presente por motivos de agenda), Miguel Xara Brasil apresentou o novo rumo do seu blogue Um Rumo, transformando-o num forum que já está a partilhar, com um conjunto de amigos de várias formações, com opiniões diferentes mas com um ideal comum: Pensar Odivelas e naturalmente o País, pela transversalidade dos temas, como é evidente, trocando experiências e perspectivando estratégias que possam elevar a qualidade de vida no Concelho de Odivelas.

As expectativas são altas, para este novo "Um Rumo", uma vez que os temas sociais vão estar com certeza na ordem deste blogue se tomarmos em consideração a equipa que vai dar o seu contributo para o mesmo, a saber: Ana Cristina Sousa; José Carlos Correia; José Maria Pignatelli; Madalena Varela; Mariana Cascais; Paulo Aido e Teresa Salvado.

Para a equipa de bloggers do UM RUMO segue daqui o nosso voto de bom trabalho, com muita dinâmica e reflexão, não esquecendo o apresentador da mudança (Barão das Neves) a quem envio o meu abraço.