segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

domingo, 21 de dezembro de 2008

O estilo... "Pilatos"


Ultimamente, mais concretamente a partir do dia 30 de Novembro e até à presente data, Odivelas, Famões e Caneças, têm passado um mau bocado com a falta de água. Em alguns casos os cortes no abastecimento, tiveram uma duração superior a 48 horas.

Relativamente a este assunto, a Sra. Presidente da Câmara demonstrou a sua indignação e referiu que tem "desenvolvido todos os esforços", com vista à rápida resolução do problema.

Pois é, Sra. Presidente! Isto é o que acontece, quando abdicamos das nossas responsabilidades. É por motivos destes, que continuamos a alegar que o Concelho de Odivelas é uma farsa. Tristemente, continuamos a depender de terceiros, para resolução dos nossos próprios problemas.

E ainda têm a lata de "lavar as mãos" neste assunto. Tiveram dez anos para o resolver. Quando não vai a bem, vai a mal. É a isso que se chama "gestão", e se demonstra o estilo.

Uma Conceptualização ... Profunda


Questionada por um órgão de informação regional sobre os critérios da entrega da gestão do Centro de Acolhimento Temporário, a Sra. Presidente da Câmara respondeu do seguinte modo: "Obviamente que poderíamos ter optado por uma associação do concelho mas entendemos diversificar um bocadinho o leque..."

Profundo... não é? Esperamos que a Sra. Presidente durma bem todas as noites, ou ainda corremos o risco de um destes dias/noites, optar por mandar demolir o Município de Odivelas, qual Nero em noite super inspirada!

A uma conceptualização tão profunda, associou outro diamante: "Entendo que as figuras públicas, (D. Isabel de Herédia) devem patrocinar causas meritórias...". Ó Sra. Presidente, para a próxima proponho que convide a Floribella!...

Pelo amor da Santa! Ao que nós chegámos!

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Deus nosso Senhor Jesus Cristo, ao que isto chegou!


Ficamos estupefactos, com a declaração de voto de um Deputado Municipal da bancada do PSD, que nos chegou às mãos.

Depois de acedermos ao texto integral desta pérola, pudemos perceber o nível da Assembleia Municipal que possuímos; e que detém o poder deliberativo, sobre a vida do Concelho de Odivelas.

Tamanhos disparates, pelo seu quilate, justificam a desorientação e incompetência do poder executivo Municipal. Se o nível for o mesmo!...

Valha-nos o Senhor Roubado! Aonde é que este Concelho vai parar.

Um Governo armado em Pai Natal, que nada resolve a quem poupa ou deve, pouco


Em conversa informal, ficamos a saber que um amigo que possui os seus pequenos aforros no BPN, quando tentou mobilizar os valores da sua conta bancária, foi impedido de o fazer à data, por motivos técnicos, segundo a versão do funcionário da agência a que se dirigiu.
Agora também ficamos a saber pela RTP, que este filme já se passa com muitos outros pequenos aforradores no País inteiro.
Ó Senhor Primeiro Ministro! Pode explicar-nos por favor, aonde foi parar a "massa"/ o "graveto" / o "pastel" / o "carcanhol" / o "pilim" /... sim, sim, os 800 milhões de euros, dissemos bem, oitocentos milhões de euros, com que este Governo presenteou o Banco Português de Negócios?
Parece-nos ser verdadeiro o velho ditado que diz: na banca se um cliente deve 1.000, o problema é dele; se deve 1.000.000,o problema é do banco.
Ainda alguém acredita nesta "malta" / "trupe" / "seita" / "cambada"... ?

Este País, infelizmente, já não é para levar a sério. Entramos na "idade", não na "média", mas sim na do "salve-se quem puder". Que tristeza!

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Novas medidas para minimizar efeitos da crise


Portugueses pedem ajuda às autarquias

Afirmando que a crise económica faz com que muitos cidadãos estejam a pedir auxílio às autarquias - "pedidos de emprego ou ajuda para pagar as contas são alguns dos exemplos recorrentes" -, o dirigente da Associação Nacional de Municípios Portugueses não poupou críticas a José Sócrates.


Sobre este assunto, temos que fazer a devida vénia à gestão da autarquia em Odivelas. Cá na urbe, já há uns bons tempos que se oferece emprego, que o diga um certo jornalista cá do burgo. Não é verdade?

Ó Sr. Presidente Fernando Ruas, esse seu discurso, cá na praça já está fora de prazo!...

domingo, 14 de dezembro de 2008

Ó Sra. Presidente, não havia nexexidade!...






Um orgão de informação regional, publicou recentemente uma reportagem fotográfica sob o título: Odivelas - Construção nas linhas de água, nela apresentando imagens da Ribeira de Odivelas, (e não só) em que se verifica o abandono a que esta foi votada, e demonstrando a sua preocupação com a destruição das linhas de água existentes.

Descaradamente a Sra. Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, alegou o direito de resposta ao abrigo da Lei de Imprensa, para justificar a incompetência desta gestão autárquica, que desorientada com a sua fúria megalómana, não pára de "estoirar" os nossos ricos impostos, (falamos em causa própria, porque sabemos o quanto investimos nos mesmos...) e se tem esquecido de realizar o mais elementar no Município - a sua higiene e limpeza ambiental.

Ora se a culpa de tal estado de coisas é do INAG, da Câmara Municipal de Loures, ou do São Pedro, porque razão evocou o direito de resposta? Gato escondido com rabo de fora? Vamos lá a confessar. A culpa não está solteira, porque as fotos aqui apresentadas, falam por si! Não é verdade?

Presidências de faz de conta.


Os cristãos novos que gerem actualmente o Municipio de Odivelas, num golpe de mágica, mandaram a democracia às "malvas" e retiraram quase na íntegra, a delegação de competências aos Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho. A tal ponto, que em conversa informal com um funcionário de uma freguesia, cuja presidência até é do PS, (também há quem diga, que estas freguesias recebem por de baixo do pano) nos afirmava desgostoso, que o papel actual das Juntas, passa por redigir atestados de residência para imigrantes e pouco mais.

Com estes comportamentos, já começamos a questionar a democracia por estas bandas!...

Será mesmo verdade o que se diz por aí? Comenta-se cá no burgo, que os cristãos novos se comportam sob o lema: "Quem não é por mim, é contra mim."

Assim sendo, que o "Altíssimo" nos livre de tal gente!

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Cidadania em alta


No Concelho de Odivelas a cidadania está a multiplicar-se. Com o aparecimento continuado de movimentos cívicos independentes, a gestão Municipal está a deixar de "assobiar" para o lado e começa a ouvir a população. Foi o que aconteceu com a L14 na freguesia da Ramada. O aparecimento da Plataforma Urbanismo Saúde +, resultante da união dos cidadãos moradores nos Bairros dos Apréstimos e da Carochia, veio impôr regras a uma Câmara Municipal sem regras.

Da reunião da Assembleia Municipal do dia 4 de Dezembro resultou o diálogo e defendeu-se o interesse dos Munícipes, sem vencedores nem vencidos.

A Plataforma emitiu uma informação com o seguinte teor:

Fica da nossa parte o agradecimento à Assembleia Municipal, em particular à Comissão Ambiente da mesma Assembleia, bem como ao executivo da Câmara de Odivelas pela abertura em proporcionar aos Munícipes uma participação activa neste processo. Contribuindo todos, de forma clara, para elevar no Município de Odivelas o conceito de Democracia participada.

É na confluência da Democracia representativa e participada que os pressupostos de desenvolvimento das sociedades modernas devem balizar os seus fundamentos.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

O "desastre" Manuela Ferreira Leite

Ferreira Leite não pára de nos surpreender desde que assumiu a liderança do PSD. Após um período de reflexão em que não falava nem comentava quaisquer assuntos, mais parecendo estar em profunda reflexão, acordou finalmente, e num ápice desatou a dizer disparates:
Defendeu o regresso da censura à comunicação social;
Afirmou alto e bom som que não acredita na democracia, porque só se consegue fazer reformas interrompendo a democracia por seis meses. Quem diz seis meses, não dirá também mais uns cinquenta anitos?;
O investimento em Portugal só serve para diminuir o desemprego na Ucrânia e em Cabo Verde. Vê-se mesmo que a Senhora nasceu em berço de ouro, porque se tivesse nascido no interior norte, daria muito valor aos "imigrantes", porque para poderem sobreviver e ter uma vida digna, que também concederam aos seus filhos,os nossos "emigrantes" tiveram que ir (no passado) para a França e a Alemanha e hoje para a Espanha e a Suiça. Não esquecemos que durante muitos anos, foram eles que com as suas transferências de dinheiro, sustentaram o país e as loucuras politicas cometidas ao longo de muitos anos.

Com tantos dislates, Ferreira Leite está a revelar uma enorme falta de talento politico e a trabalhar para a continuação do pesadelo Sócrates.

Não há no PSD uma "alminha" que ponha fim a tanta asneira?

sábado, 6 de dezembro de 2008

Dúvida existencial!...


A publicidade Municipal no Concelho é de tal ordem, que se ela se traduzisse em trabalho, não estavamos nós agora atarefados...

Dizemos isto, porque verificamos durante a última semana, que foi distribuida dupla publicidade para um só evento, em todo o municipio. Expliquem-nos lá! A festa que decorreu nas Colinas do Cruzeiro era a Festa de Natal da Romântica FM ou o espectáculo de Aniversário do Município????.....

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Aniversário do Blogue Tomar Partido


O TOMAR PARTIDO fez ontem 4 anos. Pela consciência,imparcialidade, solidariedade e amizade "blogosférica", venham de lá muitos mais anos de trabalho com esta qualidade. PARABÉNS!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

I Convenção Concelhia do Movimento Odivelas no Coração em imagem

A força dos Cidadãos

Uma referência Concelhia

A Cidadania

A Democracia

E aqui a comunicação social local, deu a mão à palmatória. Como diz o Povo, "mais vale tarde, do que nunca!"

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Imprensa Local em Odivelas

Para que depois não digam que estamos a meter a foice em seara própria, reportamos ao blogue Tubarão:


A imprensa local ignorou a primeira Convenção do Movimento Odivelas no Coração.

A imprensa nacional, mais concretamente o Diário de Noticias de hoje, não!

Quando se ignora uma reunião/debate com a presença de uma centena de pessoas nos tempos que correm é porque o jornalismo que se faz já não é isento.

E, sendo assim é comprado!

Clarividência

A clarividência a que o Tomar Partido já nos habituou:

Sábado, 29 de Novembro de 2008
(5746) ODIVELAS NO CORAÇÃO
O Movimento Odivelas no Coração, no qual tenho bons amigos, decidiu hoje apresentar a sua candidatura às eleições autárquicas de 2009 e nomeou Vítor Peixoto como cabeça de lista à câmara municipal. Se puder, ainda hei-de dar uma ajudinha.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Movimento Odivelas no Coração









A Convenção Concelhia do Movimento Odivelas no Coração decorreu no passado dia 29 e o seu sucesso teve "ecos" na Imprensa Nacional:

Odivelas, 29 Nov (Lusa) - O Movimento Odivelas no Coração decidiu hoje apresentar a sua candidatura às eleições autárquicas de 2009 e nomeou Vítor Peixoto como cabeça de lista à câmara municipal, revelou à Lusa o porta-voz do movimento.

A decisão foi tomada durante uma convenção realizada esta tarde, onde foram também eleitos os órgãos sociais do Movimento e escolhidos os cabeças de lista à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal.

"Não podíamos deixar continuar a situação actual que está a acabar com aquilo que era Odivelas há 40 anos", sustentou Joaquim Lourenço, porta-voz do Movimento Odivelas no Coração (MOC) e também candidato à Assembleia Municipal.

Segundo adiantou, o MOC irá agora reunir-se no próximo dia 4 de Dezembro para debater o programa eleitoral das autárquicas de 2009 e para preparar a realização de projectos cívicos que se iniciarão durante o mês de Janeiro do próximo ano.

"Como a nossa prioridade será sempre o cidadão e as intervenções de proximidade, iremos criar a partir de Janeiro uma equipa de voluntários de rua para apoiar os idosos. É uma forma de mostrar às pessoas que mesmo sem dinheiro podemos ajudar", observou.

Joaquim Lourenço garantiu ainda que "caso o MOC seja eleito irá terminar com a política de betão em Odivelas".

"Os construtores civis que não contem com o nosso apoio, pois a nossa política será reabilitar aquilo que existe e não construir ainda mais", sublinhou.

O MOC é um movimento cívico independente que foi constituído a 16 de Janeiro deste ano e conta com uma comissão instaladora de seis elementos.

Tomada de posição - Plataforma Urbanismo Saúde +

No dia 28 de Novembro decorreu uma sessão pública de esclarecimento à população da Ramada.

O conjunto de moradores presentes defendeu um novo enquadramento para a via L14 e um novo traçado, que não passe pela solução actual de Via Rápida.

O conjunto de dezenas de Populares que participaram e intervieram de viva voz, sustentaram as suas preocupações nos seguintes factos:
Na zona estudam cerca de 2500 estudantes, (Bebés, Crianças, Adolescentes);
Corte do Bairro Casal da Carochia;
Corte de 6 Vias de Comunicação entre os 3 Bairros;
Aumento dos Níveis de Dióxido de Carbono;
Aumento dos Índices de Ruído acima dos previstos pelo Decreto-lei nº 9/2007 de 17 de Janeiro;
Os Elevados Níveis de Ozono que já se registam no local (actualmente).

A Exma. Srª Dra. Susana Amador comprometeu-se, enquanto Presidente da Câmara e responsável pelo urbanismo, a repensar o enquadramento desta Via Rápida (L14), de modo a minimizar o impacto negativo, que esta via pode vir a trazer à População da Ramada e ao Concelho de Odivelas, se for construída nos actuais moldes. Vir novamente à Ramada, fazer uma proposta sustentada nas preocupações da população.

Junta de Freguesia de Odivelas à distância de um clique.

A Junta de Freguesia de Odivelas está de Parabéns, porque já tem atendimento à distância de um clique.

O Atendimento Online pretende aproximar a autarquia do cidadão sem que para isso tenha de existir uma deslocação física, assim como, responder em tempo real às questões e necessidades manifestadas.

Este serviço evita a perda de tempo, por parte do cidadão, para inquirir sobre algo que muitas vezes nem é competência da Junta.

Através de um clique no botão de Atendimento Online no site da Junta de Freguesia de Odivelas, o cidadão evita duas deslocações à autarquia - no caso de pedido de atestados ou licenciamentos - uma para requerer e outra para levantar, podendo para o efeito realizar o requerimento via plataforma digital e depois então levantar o atestado ou a autorização para licenciamento na autarquia.

Este serviço visa também, especialmente, a possibilidade do cidadão obter respostas especializadas pelos técnicos das diversas áreas dentro da autarquia e disponíveis na plataforma.

O Atendimento Online é assim a concretização da implementação de uma política de governo electrónico local “focado no cidadão".