terça-feira, 29 de abril de 2008

Frase (mesmo triste)

"Portugal vai ser ultrapassado pela Estónia e pela Eslovénia já este ano em riqueza produzida por habitante. É uma história triste que, desde 2005 – quando fomos ultrapassados pela Grécia – se tornou demasiado repetitiva para surpreender."
Pedro Marques Pereira, editorial do "Diário Económico", 29 de Abril de 2008

Para quando uma noticia que "alegre" o nosso ego? Eu sei que somos capazes de fazer melhor! Ex.: A Expo 98; O Euro 2004; A Via Verde; ... De que estamos à espera?

Odivelas no Coração

O Movimento Odivelas no Coração já tem site e está activo - http://www.odivelascoracao.pt/
Vamos todos trabalhar por um Concelho melhor!
Veja e divulgue!

sábado, 26 de abril de 2008

Movimentos Cívicos e Democracia

A Democracia está doente em Portugal. Quando a população já não acredita em partidos e politicos, é de imediato desvalorizado o verdadeiro significado da expressão "liberdade". Face a esta fraqueza momentânea da "Democracia Portuguesa", existe uma nova forma de expressão popular, que lhe vai permitir "curar-se" rapidamente. O aparecimento súbito e acelerado de Movimentos Cívicos, trazem consigo uma nova onda de esperança e concerteza uma lufada de ar fresco a esta DEMOCRACIA actual tão "bafienta".
O Concelho de Odivelas teve essa percepção e não se deixou atrasar. Por esse motivo, já constituiu o seu movimento civico. Para dar voz aos cidadãos, já existe o MOVIMENTO ODIVELAS no CORAÇÃO. Estamos a contar consigo. Contacte-nos para o e-mail: odivelas.coracao@gmail.com

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Documento assinado por figuras do PS critica situação actual do país

A democracia tem destas "coisas". Quando se julgava que os cidadãos esqueceram que o País existe, (e que inclusivamente até se esqueceram de si próprios) eis que um momento de discernimento nos desperta do marasmo em que vivemos e nos diz que existe um país pelo qual devemos lutar. É o nosso futuro que está em jogo. Vamos aproveitar o momento?

domingo, 20 de abril de 2008

Confira as semelhanças...


Veja as diferenças...


Em Odivelas, uma viatura Audi propriedade da Câmara Municipal, esteve "sob prisão preventiva" durante três meses, porque foi apanhada em excesso de velocidade, a 140Km/hora, na A1, aparentemente em fuga, pois não levava condutor!


Em Lamego, uma viatura Mercedes propriedade da Câmara Municipal, ao serviço do Senhor Presidente da Câmara, desapareceu numa noite de Verão, aparentemente de nevoeiro, porque até hoje ninguém mais lhe viu rasto, (ao carro, claro)!


Moral da história: Cá como Lá, não é tempo de mudança?

Fundadores do Movimento Odivelas no Coração



Esta é a "laboriosa" equipa do Movimento Odivelas no Coração, a que me orgulho de pertencer.



sábado, 19 de abril de 2008

Logotipo Oficial do Movimento Odivelas no Coração


Movimento Odivelas no Coração

A minha divida de gratidão para com Odivelas, justifica a integração no grupo de fundadores do Movimento Odivelas no Coração, que já "gatinha" no Concelho.

Com a devida vénia ao Diário de Odivelas:

O movimento cívico impulsionado pelo ex-vereador Vítor Peixoto já está constituído e adoptou a designação de MOC, Movimento Odivelas no Coração, com as mesmas iniciais do movimento que lutou pela criação do concelho de Odivelas, MOC, Movimento Odivelas a Concelho. Em Nota de Imprensa enviada ao Diário de Odivelas o movimento dá conta de que tem a forma de associação e foi constituído a 16 de Janeiro por escritura celebrada em Odivelas. Segundo a Nota o movimento conta já com uma «Comissão Instaladora de seis elementos, que se comprometem a realizar os procedimentos necessários à captação de novos aderentes e eleição dos corpos sociais».A nova organização define-se como «Um movimento de cidadãos interessados na defesa da qualidade de vida e no incremento da actividade cívica no Concelho de Odivelas», considerando-se «Um coração novo para Odivelas, uma lufada de ar fresco que se pretende perpasse por todas as pessoas e com elas percorra um novo caminho neste território, um caminho saudável cuja meta fundamental seja o progresso sustentável de toda a grande comunidade desta nossa terra».Os fundadores do MOC dizem que «É com honestidade que queremos participar na vida do Concelho de Odivelas. É com isenção que pretendemos tratar todos os problemas e munícipes. É com independência que estamos dispostos a intervir. É com plena dedicação que encaramos a causa pública. É com respeito que nos revemos em cada indivíduo» acrescentando que «É com a cabeça que projectamos o futuro, é com o Coração que abraçamos Odivelas».O Movimento Odivelas no Coração tem uma sede provisória na Póvoa de santo Adrião e diz procurar «Instalações adequadas ao seu funcionamento e ao acesso das pessoas interessadas». Os seis elementos que compõem a Comissão Instaladora são: António Eduardo Gonçalves, Joaquim Santos Lourenço, Jorge Ramos Silva, José Barão das Neves, Lurdes Carreto e Vítor Peixoto.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Por Causas em Odivelas

Despertar a Cidadania em Odivelas – Artigo de opinião por Joaquim Lourenço


Invariavelmente tenho sido questionado sobre o motivo que me levou a aderir a um movimento em Odivelas, dado que é desconhecida a minha intervenção cívica passada. Recordo que um determinado jornal da urbe, questionou o que tinha andado a fazer, porque o senhor jornalista nunca tinha ouvido falar na minha pessoa. Infelizmente para muitos jornais locais e regionais, é visível que vivem da imagem da figura do Presidente da Câmara, o que me leva a pensar que estamos numa excessiva promoção da imagem e marketing público de determinado sistema vigente.

Para que se saiba, a intervenção cívica nunca passou apenas pela acção partidária. Por exemplo, a actividade de âmbito social em Comissões de Moradores, é tão digna como qualquer outra actividade cívica, desde que sirva causas públicas ou comuns.

A grande verdade é que nos últimos actos democráticos, em que a população foi consultada, temos verificado que cada vez mais, surgem grupos de cidadãos que concorrem a órgãos de poder. Face a esta verdade, pergunto: Os partidos políticos não estão a ficar fechados e obsoletos? Questiono-me muitas vezes se não estão reféns de lobbies ou outro tipo de sincronias que os amordaça. Isto apesar de concordar que existem pessoas nesses mesmos partidos, com vontade de servir e ouvir o cidadão comum. No entanto, eles não são em número suficiente, pelo que desse modo, julgo existir amplo espaço para o surgimento de novos movimentos associativos com fins cívicos, pois a riqueza intelectual, técnica e criativa está a perder-se nas estruturas politicas locais e nacionais, onde o independente ideológico, o homem das causas começa a desvanecer-se.

A História, já demasiadas vezes nos mostrou que precisamos de mecanismos que evitem novos sistemas ditatoriais, onde o respeito pelos direitos mais elementares do género Humano é negligenciado, com nefastas consequências ao nível sociológico, económico e científico. Assim sendo, os cidadãos podem e devem tomar papel activo, para que não se criem poderosos sistemas à margem da lei que monopolizem as nossas vidas. A proliferação da corrupção é em parte reflexo e consequência disso mesmo e a antecipação a movimentos de contestação ao status, promove e mantém viva a imagem sacrossanta dos autarcas, sendo que as despesas são sempre suportadas pelos cofres públicos ou seja, pagas por todos nós.

A constituição no nosso concelho de um movimento cívico, pode terminar com o poder autárquico que existe e que não é diferente da generalidade do país, onde ainda restam honrosas excepções. A alternância é capaz de criar dinamismos que de outro modo tendem a não funcionar, vivendo-se do que na gíria chamamos “à sombra da bananeira”.

De um modo geral, sinto que existe na população um sentimento de esperança se houver alternativa e também me dou conta que existem muitas pessoas com vontade de encetar maior participação activa nos destinos do concelho, mas que por motivos vários andam dispersas ou não se identificam com os sistemas partidários. No entanto, estas pessoas possuem ideias, capacidades e competências que estão a ser desaproveitadas. Dado que sou um dos cidadãos que pretende que apareçam alternativas e que acredita nos movimentos cívicos como um modo de rejuvenescer a democracia, estou disponível para a mudança.

Contem comigo.

Joaquim Santos Lourenço

Despertar a Cidadania em Odivelas